A Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo – FAEESP está diretamente engajada no processo de desenvolvimento da sociedade.


No seu compromisso social, a FAEESP se caracteriza pela oferta de um ensino de excelência, pela criação de um ambiente para discussão de temas relevantes para a sociedade, pela edificação de um espaço para a investigação dos temas vinculados às tecnologias atuais, pela busca de soluções criativas para a melhoria na qualidade do ensino e do trabalho, pela formação de agentes qualificados para atuação no mercado, pela formação de profissionais competentes e aptos para atuar no mercado de trabalho como um todo, a fim de contribuir para a concepção, planejamento e execução das atividades empresariais.


O compromisso social assumido, e que vem sendo realizado, pela FAEESP, espelha sua responsabilidade institucional, a IES tem consciência de seu compromisso com a promoção do desenvolvimento e o bem-estar da sociedade e prioriza, na formação profissional, a excelência, a ética e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.


A FAEESP promove atividades sociais constantemente tendo até selo de instituição socialmente responsável. São projetos, palestras, atividades recreativas, cursos entre outras.


A política de responsabilidade social na FAEESP é constituída a partir do conceito de integração social, cuja identidade se caracteriza pelo compromisso e fortalecimento da dimensão social e ética do fazer acadêmico, isto é, da produção, sistematização e difusão do conhecimento.
A finalidade da implementação da política definida é, fundamentalmente, a promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e social, da defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.


A política de responsabilidade social da FAEESP tem como objetivo principal conferir materialidade às ações que evidenciam o exercício de funções de interesse público, que se constituem como inerentes à natureza institucional das IES. Tais ações são pautadas no comportamento ético e participativo dos processos de transformação social, oportunizando que os benefícios da ciência e as potencialidades existentes na escola possam contribuir para o enfrentamento das questões sociais e suas múltiplas configurações.


O papel da FAEESP no desenvolvimento social local/regional e, por conseguinte, na institucionalização da política de responsabilidade social, implica demarcar o lugar que a instituição ocupa na prestação de serviços públicos através da implementação de políticas sociais. Enfatiza-se a condição de a FAEESP constituir-se como participante interessada e compromissada no enfrentamento dos problemas sociais, o que a diferencia da responsabilização integral pelo acesso da população aos direitos sociais e pelo desenvolvimento local-regional. A política de responsabilidade social da FAEESP é construída e permanentemente repensada através da instauração de espaços de debate e problematização junto às comunidades interna e externa. Sua institucionalização implica o trabalho de análise de indicadores sociais internos e externos, considerados como indicativos das ações a serem desenvolvidas nas dimensões de ensino e extensão.


A Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo – FAEESP define como dimensões de sua política de responsabilidade social a formação de profissionais, a difusão de conhecimentos e a sua vocação regional e comunitária nas seguintes áreas:


a) compromisso com ações de inclusão social e promoção da cidadania;
b) defesa do meio ambiente, especialmente no âmbito da região de sua inserção;
c) compromisso com ações que promovam o desenvolvimento econômico sustentável;
d) defesa da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
e) Promoção do bem-estar social.